As toxinas são responsáveis por muitos males causados ao organismo e as ervas, raízes e especiarias quando usadas nos chá tem o poder de combatê-las. Algumas plantas medicinais livram o organismo das toxinas pela sua ação diurética, auxiliando no emagrecimento quando associadas a uma dieta que corta algumas calorias. Inúmeras são as ervas que quando imersas em água quente, liberam princípios ativos que agem no metabolismo, regulando suas atividades e acelerando o processo de emagrecimento. Abaixo apresentamos algumas delas e como elas auxiliam no emagrecimento.
Para emagrecer é preciso, primeiro, que o organismo esteja em equilíbrio. O processo de desintoxicação possibilita isso por meio de chás. Prepare-os com a combinação de duas ou três ervas no máximo, que tenham ação desintoxicante como a
salsaparrilha que é diurética e depurativa, o
dente-de-leão que também tem ação diurética e melhora o funcionamento do intestino, o
capim limão que facilita a digestão e reduz a retenção de líquidos e o
alecrim que ativa a circulação e combate os radicais livres. Essas ervas ajudam a desintoxicar o organismo, preparando-o para a próxima etapa. É recomendável tomar de 3 a 4 copos por dia do chá, de preferência sem estar adoçado, meia hora antes das refeições principais e durante 3 dias.

Depois da desintoxicação a dieta fica por sua escolha, mas continua restringindo açúcares, gorduras, sal e alimentos industrializados para que o corpo não se intoxique novamente. O chá dá sensação de saciedade, assim, tomando-o antes das refeições você come menos. Combine até 3 ervas nesses chás emagrecedores que podem ser a
carqueja que é diurética e diminui o açúcar no sangue, o
chá verde que estimula a digestão e facilita na queima de gordura, o
gengibre que dá saciedade e acelera o metabolismo, a
guaçatonha que tem ação diurética e ativa a digestão de gorduras, a
laranja-da-terra que estimula a digestão e a
sete-sangrias que também é diurética e tem leve ação laxante. Outras ervas que auxiliam no emagrecimento são a
cavalinha e a
espinheira-santa que atuam nos rins, no fígado e no intestino, regulando suas atividades e acelerando o metabolismo pois agem na quebra dos lipídios, que são eliminados pelas fezes. Uma dica é beber o chá a noite que é o período que o organismo libera as toxinas, durante no mínimo 10 dias lembrando que o uso excessivo pode causar males ao organismo.

Muitas dúvidas surgem a respeito de como garantir os efeitos terapêuticos dos chás. Para manter as propriedades você deve ferver a água, juntando a erva. Após levantar fervura, desligar o forno e abafar por 15 minutos. Coe e beba, de preferência sem açúcar ou adoçante. A temperatura de ingestão do chá não interfere nos seus benefícios. A medida correta para fazer o chá é em média uma colher (sopa) de cada erva para cada litro de água.
Quando se trata de saúde alguns cuidados são importantes, como não misturar ervas sem conhecê-las visto que algumas quando combinadas fazem mal ao organismo. As grávidas e as pessoas que estão passando por algum tratamento, por exemplo, não devem tomar chás sem antes consultar o seu médico.
Agora que você já conhece as propriedades pode começar o esse processo, mas lembre-se, o uso contínuo de chás pode causar transtornos no metabolismo, assim, o ideal é intercalar as ervas e dar intervalos de 15 dias para não desregular o organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário