Buscape

segunda-feira, 12 de abril de 2010

As toxinas são responsáveis por muitos males causados ao organismo e as ervas, raízes e especiarias quando usadas nos chá tem o poder de combatê-las. Algumas plantas medicinais livram o organismo das toxinas pela sua ação diurética, auxiliando no emagrecimento quando associadas a uma dieta que corta algumas calorias. Inúmeras são as ervas que quando imersas em água quente, liberam princípios ativos que agem no metabolismo, regulando suas atividades e acelerando o processo de emagrecimento. Abaixo apresentamos algumas delas e como elas auxiliam no emagrecimento.
Para emagrecer é preciso, primeiro, que o organismo esteja em equilíbrio. O processo de desintoxicação possibilita isso por meio de chás. Prepare-os com a combinação de duas ou três ervas no máximo, que tenham ação desintoxicante como a salsaparrilha que é diurética e depurativa, o dente-de-leão que também tem ação diurética e melhora o funcionamento do intestino, o capim limão que facilita a digestão e reduz a retenção de líquidos e o alecrim que ativa a circulação e combate os radicais livres. Essas ervas ajudam a desintoxicar o organismo, preparando-o para a próxima etapa. É recomendável tomar de 3 a 4 copos por dia do chá, de preferência sem estar adoçado, meia hora antes das refeições principais e durante 3 dias.
Salsaparrilha, dente-de-leão, capim limão e alecrim,  respectivamente. Foto:Divulgação
Depois da desintoxicação a dieta fica por sua escolha, mas continua restringindo açúcares, gorduras, sal e alimentos industrializados para que o corpo não se intoxique novamente. O chá dá sensação de saciedade, assim, tomando-o antes das refeições você come menos. Combine até 3 ervas nesses chás emagrecedores que podem ser a carqueja que é diurética e diminui o açúcar no sangue, o chá verde que estimula a digestão e facilita na queima de gordura, o gengibre que dá saciedade e acelera o metabolismo, a guaçatonha que tem ação diurética e ativa a digestão de gorduras, a laranja-da-terra que estimula a digestão e a sete-sangrias que também é diurética e tem leve ação laxante. Outras ervas que auxiliam no emagrecimento são a cavalinha e a espinheira-santa que atuam nos rins, no fígado e no intestino, regulando suas atividades e acelerando o metabolismo pois agem na quebra dos lipídios, que são eliminados pelas fezes. Uma dica é beber o chá a noite que é o período que o organismo libera as toxinas, durante no mínimo 10 dias lembrando que o uso excessivo pode causar males ao organismo.
Carqueja, guaçatonha, sete-sangrias e cavalinha, respectivamente.  Foto:Divulgação
Muitas dúvidas surgem a respeito de como garantir os efeitos terapêuticos dos chás. Para manter as propriedades você deve ferver a água, juntando a erva. Após levantar fervura, desligar o forno e abafar por 15 minutos. Coe e beba, de preferência sem açúcar ou adoçante. A temperatura de ingestão do chá não interfere nos seus benefícios. A medida correta para fazer o chá é em média uma colher (sopa) de cada erva para cada litro de água.

Quando se trata de saúde alguns cuidados são importantes, como não misturar ervas sem conhecê-las visto que algumas quando combinadas fazem mal ao organismo. As grávidas e as pessoas que estão passando por algum tratamento, por exemplo, não devem tomar chás sem antes consultar o seu médico.

Agora que você já conhece as propriedades pode começar o esse processo, mas lembre-se, o uso contínuo de chás pode causar transtornos no metabolismo, assim, o ideal é intercalar as ervas e dar intervalos de 15 dias para não desregular o organismo.
Para de vacaPara de vaca

Família: CAESALPINIACEAE (LEGUMINOSAE-CAESALPINIOIDEAE)

Pata de Vaca é uma planta média de até 8 a 9 metros de altura e encontrada nos centros urbanos e em campos, usada nos jardins e arborização de ruas, pois é uma planta ornamental muito bonita e suas flores são grandes e exóticas e geralmente brancas, mas também aparecem flores rosadas ou avermelhadas. É espinhosa e sua folhagem lisa, um pouco aveludada na parte de baixo e o nome dado de pata de vaca é porque sua folha tem este formato de uma pata de vaca.

Nas estações, primavera e verão e inverno ela floresce. Boa para produção de sombra e sempre tem mais flores em temperatura tropical e com muito sol. Tem muito na Amazônia e usam para fins medicinais, no tratamento de diabetes, como insulina vegetal, diurética e purgativa. Tem a capacidade de tirar o excesso de glicose da corrente sanguínia e o chá já é muito usada no controle de diabetes mesmo sem comprovação médica. Já existem estudos científicos para apurar suas propriedades e benefícios.

ChaamareloEmagrece Chá amarelo  emagrece

O Chá amarelo é uma nova substância que proporciona o emagrecimento, o seu sabor é mais agradável que o tradicional “verde” e os efeitos são eficazes. Além de ajudar a perder peso, a infusão também proporciona benefícios a saúde, fortalecendo o sistema imunológico.

Originário da China, o chá amarelo apresenta propriedades medicinais, prevenindo contra câncer de intestino e atuando como antioxidante no corpo. O processo para a fabricação do chá amarelo é semelhante ao verde, sendo feito a partir da secagem das folhas da Camellia sinensis.

Com um sabor suave e delicioso, o chá amarelo pode ser um importante aliado no processo de emagrecimento, já que quebra as gorduras acumuladas no organismo. O consumo da infusão reduz as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e acelera o funcionamento do metabolismo.

Como emagrecer com o chá amarelo?

O chá amarelo pode ser encontrado nas lojas especializadas na forma de capsula ou pó solúvel. O consumo da substância deve acontecer pelo menos duas vezes ao dia, uma xícara durante a manhã em jejum e outra depois do almoço. Complemente os efeitos do chá amarelo mantendo uma dieta equilibrada.

Chá Verde

Ervas naturais que emagrecem

Ervas  naturais que emagrecem

De algum tempo para cá as pessoas começaram a agir diferente quando falamos em emagrecer. São ervas que ajudam no emagrecimento das pessoas e que assim não precisam tomar remédios para também emagrecer. As pessoas optaram por ir por um caminho mais saudável e assim começaram a pesquisar pelas ervas que poderiam ajudar a emagrecer e assim não depender de remédios. Os remédios já foram constatados que depois que a pessoa emagrece os kilos que ela gostaria de emagrecer e depois volta mais acima do peso do que realmente estava.

Existem muitas ervas atualmente que ajudam ao combate contra a perca de peso, muitas delas foram fontes de pesquisar para os pesquisadores ver se tinha algo a ver a erva ajudar a emagrecer ou não. Veja dois das ervas que ajudam ao combate contra o peso.
Alcachofra e boldo eles ajudam a aumentar a fabricação da bílis que é responsável por atuar como um detergente no nosso organismo e com isso auxilia na quebra das gorduras que são consumidas durante a digestão.

A Cáscara sagrada age no intestino como um efeito de laxante, assim fazendo com que os alimentos que são ingeridos possam ser digeridos rapidamente pelo nosso organismo, com isso faz com que reduza a absorção dos nutrientes, mas que afirma que a cáscara agrida o órgão. Porém esta erva pode fazer com que o intestino passe a ser dependente dela e não funcione mais sozinho. Então tome cuidado com as ervas também.

Enquanto os cientistas não inventam uma pílula que seque os quilos extras instantaneamente, o jeito é continuar a fazer dieta. Ainda bem que uma planta pode ajudar, e muito, nesta tarefa.

O chá da flor de hibisco, combinado a uma alimentação saudável, pode eliminar até cinco quilos em apenas um mês. “A bebida auxilia na redução de gordura, na digestão, regulariza o intestino e ainda combate a retenção de líquidos, o que facilita o emagrecimento”, explica a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, de São Paulo.

Além disso, a bebida é muito rica em flavonóides, uma poderosa substância antioxidante, que combate os radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento.

Onde encontrar e como tomar
Para aproveitar as propriedades, consuma o chá de hibisco quatro vezes ao dia, sempre entre as refeições. O produto pode ser comprado desidratado em lojas especializadas e também em alguns supermercados.

Não há contra-indicações ou efeitos colaterais. Porém, mulheres grávidas e que amamentam devem consultar um médico. Faça também uma alimentação balanceada, como a dieta proposta pela nutricionista Roseli Ueno. “Só é possível emagrecer e manter-se magra com reeducação alimentar”, diz Roseli. Siga o cardápio até atingir o peso desejado.

Como fazer o chá
Prepare a bebida na proporção de uma colher de sopa cheia de hibisco para um litro de água. Ferva por cinco minutos. Depois, abafe o líquido por mais dez minutos e coe. Pode ser tomada quente ou fria.

A nutricionista Neide Rigo, de São Paulo, ensina a incrementar o chá. Ferva, em 1 litro de água, 5 ou 6 hibiscos desidratados, 3 rodelas de maçã, 1 canela em pau e 2 cravos-da-índia por três minutos.

Dicas dos nutricionistas
- Evite usar muito sal. Esse tempero contribui para o corpo reter líquido. Use ervas e especiarias como orégano, salsa e alecrim.

- Não abuse de carboidratos refinados (arroz branco, pão, macarrão e biscoito feitos com farinha branca). Prefira as versões integrais, que garantem saciedade por mais tempo.

- Tome o chá entre as refeições, principalmente na hora que bater aquela vontade de atacar a geladeira. A bebida engana a fome!

- Diferentemente do chá verde, a infusão da flor é saborosa. Tente ingeri-la sem adoçar. Não consegue? Ponha pequenas quantidades de mel ou de açúcar mascavo.